Climatizador de ar funciona?

 

Muitos se perguntam se climatizador de ar funciona de verdade. Ele resfria o ar da mesma forma que um ar condicionado? Pois leia este post que nós tiraremos suas dúvidas:

Melhores modelos de climatizador de ar

melhor-climatizador-consul-bem-estar
Consul Bem Estar

Quanto custa?

melhor-climatizador-do-mercado-electrolux-cl08r
Electrolux CL08R

Quanto custa?

qual-melhor-climatizador-midea-liva
Midea Liva

Quanto custa?

climatizador-funciona-mesmo-springer-scaqfb
Springer SCAQFB

Quanto custa?

 

Condicionador de ar funciona ou não funciona? Ele substitui um ar condicionado?

Não. O climatizador de ar não resfria com a mesma potência que um ar condicionado. Ela consegue abaixar de 2º a 5ª graus a temperatura ambiente, ou seja, ela só alivia o calor, não refrigera. Entenda ele como um ventilador turbinado, que além do vento gostoso, umidifica o ambiente, e em alguns aparelhos aquece e filtra o ar de poeira e ácaros.

Enfim, em uma escala de 0 a 10 – onde 0 é o ventilador e 10 é o ar condicionado – o climatizador de ar é um 3, quem sabe um 4. Ou seja, como eu já falei, ele está mais para um ventilador que para um ar condicionado, se seu objetivo é resfriar o ar.

OK, então em quais casos devo comprar um climatizador de ar?

Para quem o climatizador de ar é indicado?

Apesar do climatizador de ar não resfriar o ar como um ar condicionado, ele possui diversas outras vantagens que para muitas pessoas possa valer a pena adquirí-lo. Aí vão 8 motivos para ter um climatizador de ar:

1. Ele alivia o calor no verão

Como dito acima, ele abaixa a temperatura ambiente em até 5º graus, o que em alguns casos de calor leve pode ser suficiente. Você pode diminuir alguns grauzinhos se você colocar umas pedras de gelo no reservatório de água. O modelo Electrolux CL07F já vem de fábrica com duas caixas de gel que podem ser congeladas e usadas da mesma forma, com o benefício de que podem ser reutilizadas. Só não espere que ele esfrie os calor que tem feitos nos últimos verões brasileiros de fritar ovo em pedra…

2. Ele te aquece no inverno

Alguns modelos tem a função de aquecer como o Consul Bem Estar, o que pode ser uma mão na roda naqueles dias frios de inverno. Mas atenção: ele é indicado para pequenos ambientes como um quarto, uma sala pequena ou um escritório.

3. Ele umidifica o ar para quem vive em regiões de clima seco

Por ser um aparelho que umidifica o ambiente, ele é indicado para locais onde o clima seja seco ou que passem por uma estação do ano onde o ar fique mais seco. Assim, você pode ligar o ar quente e a função de umidificador. Mas atenção: a umidificação que ele gera é bem menor que se você comprar um aparelho próprio de umidificação. Se quiser umidificar rapidamente o ambiente, veja esta seleção dos melhores umificadores de ar do mercado.

4. Ele pode ser levado para qualquer lugar

Os climatizadores de ar, assim como um ventilador ou um ar condicionado portátil, podem ser movidos para qualquer lugar, entre os cômodos da sua casa ou escritório ou até levar no carro em uma viagem para a praia.

5. Ele é mais econômico

Além de ser muito mais barato que um ar condicionado, o climatizador de ar consome menos energia elétrica, ou seja, economia na hora de pagar a conta de luz.

6. Ele é ecologicamente correto

Diferentemente de alguns modelos de ar condicionado que utilizam um gás que agride a camada de ozônio, o climatizador de ar usa um sistema que é totalmente inofensivo ao meio ambiente.

7. Ele é prático

Alguma vez você já quis que seu ventilador tivesse controle remoto? Pois então, seu pedido foi atendido. E além de controlar o ar, você controla todas as outras funções no conforto do sofá ou da sua cama.

8. Ele filtra o ar de impurezas

A maioria dos climatizadores de ar possuem um filtro que retira do ar a poeira e microrganismos que causam doenças como a rinite. Alguns como o Electrolux CL07F possuem até o ionizador que promete limpar o ar de fungos, ácaros e pólen.

Última dica:

A maioria dos climatizadores de ar possui duas versões: a que só resfria e a que também traz a função de aquecimento. Conselho meu: gaste um pouco a mais e leve a versão com aquecimento. A verdade é que, como o climatizador não refrigera tanto, um climatizador de ar funciona e vale mais pelas suas outras funções: aquecer, filtrar o ar, umificar e o fato de ter controle remoto. Sem o aquecimento, ele vai funcionar muito mais como um ventilador, e nesse caso, sai mais barato mesmo é comprar um ventilador.

Climatizador de ar funciona ou não?

Climatizador de ar funciona sim, desde que você saiba exatamente o que ele pode fazer e suas limitações. Ele vai te dar um vento bom, resfriar um pouco o ambiente, umidificar, filtrar o ar e alguns aquecem também. Além disso ele não gasta tanta energia quanto um ar condicionado. Mas não espere a potência de resfriamento de um ar condicionado.

Para quem tem preguiça de ler, passamos o conteúdo para vídeo. Aproveitem!

 

Melhores modelos de climatizador de ar

melhor-climatizador-consul-bem-estar
Consul Bem Estar

Quanto custa?

melhor-climatizador-do-mercado-electrolux-cl08r
Electrolux CL08R

Quanto custa?

qual-melhor-climatizador-midea-liva
Midea Liva

Quanto custa?

climatizador-funciona-mesmo-springer-scaqfb
Springer SCAQFB

Quanto custa?

Você também vai gostar de ler

   

3 comentários sobre “Climatizador de ar funciona?

  1. Boa tarde ! Comprei um climatizador Spring com ionizador.Minha dúvida eh o seguinte.Se eu colocar água e NAo usar a função umidificador o aparelho vai jogar poeira q nem o ventilador ou vai filtrar?

  2. Gostaria de ser informado, por gentileza, sobre o funcionamento interno da função de aquecimento de um climatizador de ar. É uma resistência elétrica? Ou, caso não, como é o processo para aquecer?
    Desde já, grato

Deixe um comentário