Ar Condicionado Mais Econômico do Mercado

 

 

Alguns ar condicionados econômicos classificados com Selo Procel A (nível máximo) de eficiência energética:

melhor-ar-condicionado-split-inverter-lg-libero-e
LG Libero E+ Inverter

Quanto custa?

qual-a-melhor-marca-de-ar-condicionado-split-inverter-samsung-smart
Samsung Smart Inverter

Quanto custa?

melhor-marca-de-ar-condicionado-split-inverter-midea-vita
Midea Liva Inverter

Quanto custa?

qual-melhor-ar-condicionado-split-inverter-consul-bem-estar
Consul Bem Estar Inverter

Quanto custa?

 

São 6 fatores que fazem um ar condicionado ser mais ou menos econômico:

  1. Preço na loja
  2. Selo Procel A
  3. Tecnologia Inverter
  4. Número de BTUs indicado para o espaço
  5. Tipo do ar condicionado
  6. Marca do ar condicionado

 

1. Está barato na loja

Primeiro, não saia comprando ar condicionado só porque está barato. Há outros fatores tão ou até mais importantes que você deve levar em conta na hora da escolha, e que, se você tomar o tempo necessário para entendê-las, seu bolso agradecerá.

 

2. Selo Procel A

A regra é simples: sempre compre um aparelho que tenha recebido a classificação do Procel classe A. Esta classificação que vai de “A” a “F” foi criada pelo Inmetro para dizer quais os aparelhos que aproveitam melhor o consumo de energia e consequentemente te ajudam a gastar menos na conta de luz.

Ela foi criada para facilitar a vida dos consumidores. Antes dela, se você queria saber a diferença entre os modelos, era necessário se embrenhar em uma mata cheia de dados técnicos e fazer alguns cálculos para saber se um determinado aparelho tinha um consumo de energia razoável. O Inmetro, preocupado com a situação, resolver o problema criando este selo.

Dica na hora de comprar

Se você estiver em uma loja física, veja se o aparelho tem o selo Procel (o selo vermelho com a lâmpada sorridente) e cheque no adesivo onde contém os dados detalhados se a classe é a “A”.

Se estiver buscando na internet, alguns sites te permitem filtrar os aparelhos que tenham o selo Procel A ou que tenham baixo consumo de energia como o Buscapé.

OBS: Para facilitar sua vida, o link da loja acima já o levará para s página com o filtro de economia de energia selecionado.

 

3. Tecnologia Inverter

Condicionadores de ar que usam a tecnologia Inverter chegam a economizar até 40% de energia se comparado ao convencional. Além disso, ela traz outros benefícios:

  • Atinge mais rápido a temperatura desejada
  • Não tem picos de voltagem
  • Evita a formação de mofo e cheiro ruim
  • São mais silenciosos
  • Mantém a temperatura do ambiente estável, sem oscilações
  • Usam um gás que não agride o meio ambiente

Assim, cheque se o ar condicionado que você está de olho é Inverter. Se você está buscando pela internet, normalmente no próprio nome do aparelho já está escrito “Inverter” como uma forma das fabricantes de mostrar ao consumidor essa vantagem.

Além disso, algumas lojas online como a Submarino e a Shoptime permitem que você filtre os aparelhos que são Inverter. Novamente, estes links já te direcionam para as páginas com o filtro que te mostra apenas os aparelhos que usam a tecnologia.

Este vídeo traz mais detalhes sobre a tecnologia:

 

 

4. Número de BTUs indicado para o espaço

O conselho é: adquira um ar condicionado cuja potência em BTUs (sigla para “Unidade Térmica Britânica”) seja a indicada para o seu ambiente. Para saber isso, veja a tabela abaixo com alguns valores de referência:

Tamanho do AmbienteSol de manhãSol à tarde ou o dia todo
até 10 m²até 7.500 BTUsaté 7.500 BTUs
12 m²7.500 BTUs10.000 BTUs
15 m²10.000 BTUs10.000 BTUs
20 m²12.000 BTUs12.000 BTUs
25 m²12.000 BTUs15.000 BTUs
30 m²15.000 BTUs18.000 BTUs
40 m²18.000 BTUs21.000 BTUs
50 m²21.000 BTUs30.000 BTUs
60 m²21.000 BTUs30.000 BTUs
70 m²30.000 BTUs30.000 BTUs

A razão é que se você comprar um com uma potência baixa, ele trabalhará na potência máxima por um longo tempo, gastando mais energia e diminuindo sua vida útil. E se você fizer o contrário, ou seja, comprar um com potência superior, bom, aí você vai ter gasto dinheiro à toa pois não usará toda sua potência. É como ter uma Ferrari e só poder usá-lo dentro do estacionamento do shopping. Triste né?

 

5. O tipo de ar condicionado influencia no bolso

Uma coisa que se deve pensar quando o assunto é dinheiro é que cada tipo de ar condicionado possuis características próprias, prós e contras que no final acabam afetando seu bolso. Existe no mercado três tipos: split, de janela (ou de parede) e o portátil. Vamos checar cada caso:

Split

É normalmente o mais caro nas lojas e o que requer a contratação de um profissional para uma boa instalação, o que é recomendável pois uma instalação mal feita pode lhe trazer contas de energia fora do normal e infiltrações nas paredes. No entanto, os modelos mais modernos  usam a tecnologia Inverter que economiza em até 60% o uso de energia. E esta é uma exclusividade dos modelos split.

De janela ou de parede

É em média 30 a 50% mais barato na loja que o split e não necessita de instalação por um especialista já que ou você o coloca na abertura da janela ou um furo na parede já é suficiente, coisa que um pedreiro faria isso por poucos reais. No entanto, não usam a tecnologia Inverter e por isso no geral consome mais energia. Além disso, sua vida útil é um pouco menor em comparação com o split.

Portátil

Não necessita de instalação “nenhuma” – o que já elimina uma grande dor de cabeça – mas seu preço se iguala ao split e seu gasto energético no dia-a-dia é maior.

 

6. E por fim, escolha uma boa marca

Deixei este item por último mas não por isso é o menos importante. Para qualquer artigo que você for comprar, muitas vezes pagar barato pode sair caro mais na frente. Como já dizia o sábio, “A economia é a base da porcaria”.

Assim, pesquise sempre entre as marcas referências de mercado. Neste artigo, explico as principais marcas de ar condicionado do mercado, o que te dará uma boa referência na hora da compra.

 

Qual é o ar condicionado mais econômico do mercado?

Ar condicionado gasta bastante energia, isso não tem como fugir. Sua conta de energia invariavelmente vai sair mais cara nos meses mais quentes. Por isso, faça uma busca cuidadosa pois existem muitas marcas, modelos e tipos de ar condicionado no mercado. Com este artigo, espero ter te ajudado a encontrar o ar condicionado mais econômico.

 

Alguns ar condicionados econômicos classificados com Selo Procel A (nível máximo) de eficiência energética:

melhor-ar-condicionado-split-inverter-lg-libero-e
LG Libero E+ Inverter

Quanto custa?

qual-a-melhor-marca-de-ar-condicionado-split-inverter-samsung-smart
Samsung Smart Inverter

Quanto custa?

melhor-marca-de-ar-condicionado-split-inverter-midea-vita
Midea Liva Inverter

Quanto custa?

qual-melhor-ar-condicionado-split-inverter-consul-bem-estar
Consul Bem Estar Inverter

Quanto custa?

 

Você também vai gostar de ler

   

Deixe um comentário